Em nova medida que fere a jornada da categoria bancária, o banco Santander anunciou a realização da “Semana Desendivida”, um programa para atendimento de renegociação de dívidas que será executado entre os dias 14 e 18 de março, com ampliação do horário de atendimento nas agências das 16 às 18 horas.
A ação foi implementada sem negociação com o movimento sindical e vai sobrecarregar ainda mais os trabalhadores nas agências. “O banco vem demitindo massivamente e passa por cima da Convenção Coletiva da categoria ao extrapolar a jornada de 6 horas dos bancários. É abusivo”, critica o diretor do Sindibancários/ES Cláudio Merçon (Cacau).
Para o Sindicato, a solução para o atendimento adequado com respeito à jornada da categoria passa pela contratação de mais empregados. “É preciso interromper as demissões e contratar. Se tivéssemos mais funcionários, não seria necessário ampliar o horário de trabalho para suprir essa demanda”, afirma Cacau.
Essa não é a primeira vez que o banco espanhol ataca os direitos da categoria, colidindo com a Convenção Coletiva de Trabalho e acordos específicos vigentes. Nos últimos anos, foram várias as ações de extensão da jornada de trabalho e abertura de agências aos sábados, sem o pagamento de horas extras.
“O banco atua tensionando nossos direitos e a legislação trabalhista, já fragilizada desde a reforma de 2017, para ampliar a exploração sobre o trabalho bancário. No Governo Bolsonaro, a pressão para retirar direitos é grande e temos que nos unir para enfrentar essas iniciativas”, enfatiza Merçon.
Veja outras medidas que desrespeitaram a jornada de 6h no Santander
– 2017 (ano da implantação da Reforma Trabalhista): impôs assinatura de banco de horas que gera prejuízo aos funcionários;
– 2019 (início do mandato de Bolsonaro): sob o pretexto do projeto “Educação Financeira” iniciou a abertura de algumas agências aos sábados e começou a retirada de portas giratórias;
– 2020 (início da pandemia): não adotou todas as medidas preventivas simples como disponibilizar máscaras, álcool gel em todas as unidades e convocou 100% dos funcionários para o trabalho presencial, o que resultou em focos de transmissão do novo coronavírus;
– Junho de 2021: em plena pandemia o banco ampliou o horário de atendimento;
– Setembro de 2021: alertou os funcionários sobre abertura de agências aos sábados e domingos;
Com informação do Sindicato dos Bancários de Santos e Região
Leia também:

