(Atualizada às 12h37) – Foi publicado nesta sexta-feira, 20, o Decreto Nº 4604-R, que, entre outras medidas para conter a pandemia de coronavírus, determina a suspensão do atendimento ao público em todas as agências bancárias, públicas e privadas, a partir de segunda-feira, dia 23 de março, pelo prazo de quinze dias. De acordo com o decreto, a exceção são para “os atendimentos referentes aos programas destinados a aliviar as consequências econômicas do novo coronavírus, bem como os atendimentos de pessoas com doenças graves e o funcionamento de caixas eletrônicos”.
A medida foi anunciada pelo governador Renato Casagrande na noite de quinta-feira, 19, após mais uma reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública. Mais cedo, o Sindicato havia protocolado na sede do Governo do Estado ofício solicitando que fosse determinado o fechamento das agências e postos de atendimento bancários, financeiras e correspondentes bancários, assim como feito em relação a shoppings, academias de ginástica e outros pontos comerciais neste momento de pandemia de coronavírus.
Logo após ao anúncio da medida, o diretor do Sindicato a representante da entidade no Comando Nacional dos Bancários, Carlos Pereira de Araújo (Carlão), afirmou que a demanda da categoria continua sendo o fechamento das agências para qualquer tipo de atendimento. “Defendemos que o isolamento social é a medida mais efetiva para conter a propagação do vírus neste momento, mas vamos cobrar que os bancos cumpram rigorosamente as novas determinações do Governo do Estado”, destacou Carlão.
Nota pública
Em nota que estará sendo divulgada hoje em rádios e TVs, o Sindicato reafirma o pedido para que os bancos fechem as agências. A entidade afirma que “cobrará que as determinações sejam cumpridas com rigor, mas alerta: embora a restrição reduza a demanda, o risco de contágio permanece para clientes e trabalhadores”. E mais: “Os bancários devem fiscalizar a aplicação das medidas, denunciando seu descumprimento e eventual pressão para realização de trabalhos que não se enquadrem no decreto, como venda de produtos e visita a clientes”.
O contato com o Sindicato pode ser feito por meio do canal de denúncias disponibilizado neste site. Além da intervenção local, essas denúncias são encaminhadas ao comitê de crise nacional, formado por representantes do Comando Nacional dos Bancários, no qual o Sindicato tem assento, e pela Fenaban.
Diz também a nota do Sindicato: “Seguimos atuando junto aos bancos e ao governo para garantir o fechamento total de agências, departamentos bancários e financeiras”.
Confira íntegra da nota:








