Santander conquista 15º título de campeão do futebol soçaite

30/07/2022 14:37

As bancárias da Associação do Pessoal da Caixa (APCEF/ES) ficaram na segunda posição no torneio de vôlei

O time dos bancários do Santander foi o grande campeão do futebol soçaite no Torneio Esportivo dos Bancários e das Bancárias 2022. A equipe honrou a tradição e completou quinze títulos conquistados ao longo da história do campeonato, desde que os bancários ainda pertenciam ao extinto Banco Real. “E ganhamos pelo segundo ano consecutivo”, comemora o capitão do time, Jorge Viana, da agência Vila Velha, lembrando do título de 2019.

O torneio esportivo aconteceu na manhã deste sábado, 30, no Centro Sindical, em Vitória. Em segundo lugar no futebol soçaite masculino ficou o time Bradesco Viana. Não houve competição no futebol feminino.

 

Arthur Rodrigues Cassago, do Bradesco Laranjeiras, e Jorge Viana, do Santander, dividiram o título de artilheiro, ambos com 4 gols. Missael Denadai, do Banestes Palas Center, foi o goleiro menos vazado: levou 2 gols.

Vôlei 

Na disputa feminina nas quadras, a equipe convidada Vitória Vôlei foi a vitoriosa. As bancárias da Associação do Pessoal da Caixa (APCEF/ES) ficaram na segunda posição. “A gente sempre vem pra ganhar, mas dessa vez não deu. Segundo lugar também é um orgulho”, falou a bancária Graziela Bertollo, da agência Jardim Camburi, capitã da equipe APCEF.

A competição de vôlei foi no esquema melhor de três. A campeã começou ganhando do time convidado Vôlei Serra Master. Em seguida disputou a final com o time da APCEF. O segundo lugar foi decidido no tie-break.

Reencontro

O evento esportivo levou bancários e familiares ao Centro Sindical. “A gente, que gosta de esporte, fica esperando, ansioso, o ano todo por esse torneio. Deveria ter até mais. E por conta da pandemia ficamos sem jogar. Está sendo muito bom encontrar colegas de outros bancos; somos de uma mesma categoria e nem sempre temos oportunidade de nos encontrar. É muito bom quando o Sindicato promove eventos como esse”, diz Jorge Viana.

Campanha 2022

A mobilização da categoria, que deve estar junta em momentos de confraternização e de luta, foi destacada pelo diretor do Sindicato e membro do Comando Nacional dos Bancários, Carlos Pereira Araújo (Carlão), logo após a premiação dos vencedores. Carlão chamou os presentes para unirem forças na Campanha 2022.

Para Viana, do Santander, se nos campos a vitória não foi tão complicada, na campanha salarial “o jogo será mais difícil”.  A capitã da equipe APCEF em quadra avalia que cada vez mais os empregados da Caixa precisam estar mobilizados e, se preciso, ir à greve para garantir direitos.

Samba

Após a premiação dos vencedores, os bancários caíram no samba ao som do grupo Plano B. A criançada teve recreação, com muitas brincadeiras e pintura no rosto.

Como foi a disputa no futebol soçaite?

As seis equipes masculinas de futebol soçaite disputaram as partidas em esquema de pontos e mata-mata. Na fase inicial, seis jogos foram apitados nos dois campos do Centro Sindical: num deles jogaram as equipes do grupo Resistência e no outro as do grupo Luta.

No Resistência, os bancários do Santander superaram o Bradesco Glória por 5×2 e o time do Bradesco Laranjeiras venceu o do Bradesco Glória por 4×1.  No confronto final, vencidos pelo cansaço, os jogadores do Bradesco Glória foram derrotados por 5×2 pelo Santander. O jogo foi de muita ação, com direito a uma expulsão, do lado do Santander.

Enquanto isso, no campo 2, Banestes Palas Center, Banestes CPD e Bradesco Viana disputavam a outra vaga, pelo grupo Luta. O primeiro jogo, entre Viana e CPD, foi apertado, mas a equipe do Bradesco comemorou a vitória por 3×2.

Na segunda partida, mais uma derrota para o CPD. Dessa vez, o Banestes Palas Center foi o carrasco, marcando 4 gols na meta adversária sem sofrer nenhum. Por fim, o Bradesco Viana se classificou vencendo por 2×1 o Palas – um jogo com emoção, expulsão dupla e gol ao fim.

Mas, emoção não ganha jogo. No embate final, o ataque vianense não conseguiu se provar e perdeu por 2×0 para o Santander, time de melhor ataque no campeonato.