Os bancários da Caixa realizam na próxima sexta-feira, 26, das 15 às 18h, o seu Congresso Estadual específico. A atividade será por videoconferência em função da crise sanitária, que impossibilita encontros presenciais de grupo.
No evento serão debatidas as pautas específicas do funcionalismo da Caixa e as estratégias para a Campanha deste ano. Em meio à pandemia, terá destaque o debate sobre saúde e condições de trabalho na Caixa, que contará com a participação da diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus.
“Os bancários da Caixa estão à frente do atendimento emergencial, mas muitos de nossos direitos são negligenciados pelo banco. Temos lutado contra as arbitrariedades do governo Bolsonaro e da gestão de Pedro Guimarães para preservar a saúde e a integridade dos empregados durante a pandemia, por isso o eixo de saúde e condições de trabalho ganha ainda mais centralidade. Além disso, a Caixa continua ameaçada de privatização, apesar de ter provado mais uma vez sua importância social. Precisamos estar organizados para avançar no nosso acordo específico e contrapor os interesses privados sobre o banco, e nosso congresso é espaço estratégico para o planejamento dessas lutas”, diz a diretora do Sindicato dos Bancários/ES Rita Lima.
A programação do Congresso prevê ainda a eleição dos delegados e delegadas ao 36º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef), que também acontecerá virtualmente, nos dias 10, 11 e 12 de julho.
A plataforma utilizada para realização da videoconferência será o Zoom. Os inscritos receberão no e-mail e telefone cadastrado o link para ingressar na sala virtual, com um breve tutorial.
Veja programação completa:
Congresso Estadual dos Bancários da Caixa
Dia 26/06, das 15 às 18h
Programação:
- Abertura
- Aprovação do regimento interno
- Apresentação de tese e balanço da mesa de negociação específica
- Debate: Saúde e condições de trabalho na CEF, com Fabiana Matheus, diretora de Saúde e Previdência da Fenae
- Aprovação dos eixos de reivindicação específicos para a Campanha Nacional 2020
- Eleição dos delegados ao 36º Conecef
Conferência Estadual
O encontro dos empregados da Caixa está vinculado aos debates da Conferência Estadual dos Bancários e das Bancárias, que começa no dia 26, às 19h, com uma mesa de análise de conjuntura, cuja convidada será a historiadora e professora da Universidade Federal Fluminense Virgínia Fontes. O debate será transmitido ao vivo pela página do Sindicato no Youtube.
No sábado, a Conferência continua com realização de uma plenária virtual que reunirá bancários de bancos públicos e privados, que discutirão os temas da minuta geral a ser entregue à Fenaban para negociação na mesa única. Todos os bancários da Caixa estão convidados.










