(Atualizada em 22/03)
A votação do segundo turno das eleições para o Conselho de Administração do Banestes termina nesta terça-feira, 22. Danilo Bicalho, o mais votado no primeiro turno, é o candidato apoiado pelo Sindibancários/ES. A eleição de Bicalho é estratégica para o Banestes. A ameaça da entrega da Banestes Seguros ao setor privado e o envio de um Projeto de Lei à Assembleia Legislativa que, se aprovado, será uma carta branca para o governador Renato Casagrande privatizar o Banestes é real.
Vote mesmo que não tenha votado no primeiro turno
Mesmo que você não tenha votado no primeiro turno, você tem o direito de votar agora, neste segundo turno. A participação de todos os bancários e todas as bancárias é de suma importância, tendo em vista que o Conselho de Administração é o mais alto órgão colegiado do Banestes. “Foi com muita luta que conseguimos ter um representante nosso lá. Quero estar no Conselho ouvindo os trabalhadores e levando suas demandas à alta administração do banco”, afirma Danilo Bicalho.
📲 Clique aqui para ver a íntegra da entrevista
Conheça a trajetória profissional e as propostas de Danilo Bicalho
Danilo Bicalho tem 13 anos de Banestes. O bancário iniciou sua trajetória como técnico bancário na COFOC (atual COSUC), atuou como gerente de relacionamento, passou pelas agências Praia do Canto e Vila Velha. Mais tarde, na função de gerente-geral, trabalhou nas agências de Terra Vermelha, São Pedro, Santo Antônio, Shopping Vila Velha e IBES, onde está atualmente. Danilo Bicalho é formado em Comunicação Social pela Ufes.
“A maioria dos banestianos entendeu a necessidade de eleger o Danilo. Não se trata apenas de um cargo técnico, o conselheiro precisa ter sensibilidade à realidade da instituição, conhecer as dificultados cotidianas e as reivindicações dos banestianos”, aponta Marcelo Giacomin, bancário do Banestes.
Entre as principais propostas de Danilo Bicalho para o Conselho de Administração estão a luta pelo plano de cargos e salários que atenda de fato as necessidades dos trabalhadores, o auxílio educação, o aumento do texto da contribuição patronal na Fundação de 9% para 12%.
Confira as propostas de Danilo Bicalho:
- Ampliar a contribuição patronal à BANESCAIXA e rediscutir a participação do banco tanto no custeio administrativo quanto no assistencial, incluindo no debate a contribuição patronal para os aposentados;
- Construir uma reestruturação da governança da BANESCAIXA, garantindo maior participação dos funcionários e das funcionárias do banco nos espaços de decisão;
- Elaborar, em conjunto com os gerentes, proposta para aprimorar a atual política de classificação das agências;
- Provocar a discussão de uma agenda ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) para o Banestes.
- Lutar pela implantação de um plano de cargos e salários que valorize os empregados, atenda às necessidades organizacionais atuais, seja compatível em termos de remuneração com outras instituições financeiras, e permita ao funcionário planejar sua carreira no Banestes;
- Reivindicar a instituição de uma política de estímulo à capacitação profissional dos empregados (auxílio educação);
- Aumentar o teto da contribuição patronal na Fundação de 9% para 12%;








