Santander: bancários protestam contra retorno do grupo de risco

29/03/2022 12:10

Houve retardamento na abertura da agência Jucutuquara, que só abriu às 11h.

Nesta terça-feira, 29, a agência Santander Jucutuquara só abriu às 11 horas, uma hora depois do horário de rotina. O motivo foi o protesto dos bancários contra a medida arbitrária da direção do banco de exigir o retorno ao trabalho presencial dos empregados do grupo de risco, incluindo pessoas com comorbidades e gestantes, a partir de 4 de abril. A manifestação envolve os bancários nacionalmente.

 

“Há grávidas no Estado que já retornaram ao trabalho por determinação das chefias. Nós repudiamos o tratamento dispensado pelo banco aos seus empregados. Ontem, morreram no Brasil de covid 86 pessoas. Se fosse uma já seria motivo para nossa preocupação. Não podemos naturalizar as mortes”, afirmou o diretor do Sindicato Cláudio Merçon (Cacau). Ele lembra que as agências bancárias são verdadeiras caixas fechadas, sem qualquer possibilidade de ventilação natural. Além disso, é grande a circulação de pessoas, o que torna o ambiente propício para a disseminação do coronavírus.

Diretores do Sindicato dialogaram com os colegas da agência sobre a necessidade da manutenção dos cuidados para evitar o adoecimento, como o uso das máscaras e de álcool em gel. Também distribuíram panfletos para a população denunciando o descaso do Santander com os trabalhadores com comorbidades e as grávidas, que ainda precisam de cuidados especiais. A direção do Santander ignora que a pandemia do novo coronavírus ainda não acabou.

“Eu sou mulher, trabalho fora de casa também, estive grávida durante a pandemia, e sei como é o risco. Essa manifestação está correta. O risco é grande, pois o banco tem grande movimentação de pessoas e os índices [de covid] estão altos ainda. Exigir que as grávidas comecem a trabalhar porque estão vacinadas, eu não concordo”, afirmou Milena Rodrigues Afonso, comerciária que passava pelo local e apoiou o protesto.

O Santander tem vinte e três agências no Espírito Santo e está prestes a abrir mais uma. Mesmo num cenário de pandemia, o banco espanhol fechou o ano de 2021 com lucro de R$ 16,347 bilhões no Brasil, uma alta de 7% em relação a 2020. Com sua alta lucratividade, fruto do trabalho dos funcionários, caberia ao banco se preocupar mais com a vida de seus trabalhadores.