CEE cobra descentralização do Saúde Caixa e retorno das Gipes aos estados

05/08/2022 10:49

O plano tem 288.287 usuários, muitos são idosos que não têm condições de usar os canais virtuais. Além disso, com a centralização, os atendentes desconhecem as características locais

Na quinta rodada de negociação com a Caixa, a Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa) cobrou a descentralização no atendimento do Saúde Caixa e o retorno das estruturas de Gestão de Pessoas (Gipes) aos estados. Não houve decisão, apenas apresentação de argumentos sobre o tema, pois essa é a fase dos debates.

A reunião aconteceu nesta quinta-feira, 4. Integra o calendário das negociações específicas com a Caixa na Campanha Nacional 2022 dos bancários.

“A rodada de ontem revelou que o plano de saúde está equilibrado financeiramente neste primeiro semestre do ano, mas o atendimento aos usuários está muito aquém de ser considerado bom ou razoável. ”, afirmou a diretora do Sindicato e integrante da CEE-Caixa, Lizandre Borges. Segundo ela, com a centralização, os empregados enfrentam dificuldades para conseguir autorizações para procedimentos, internações hospitalares e outros serviços.

“O plano tem 288.287 vidas, como são chamados os usuários, e muitos são idosos que não têm condições de usar os canais virtuais. Além disso, com a centralização, os atendentes desconhecem as características locais”, lembra ela.

Lizandre destaca que “a Caixa deve humanizar novamente o atendimento, pois quando o trabalhador está adoecido é preciso ter solidariedade. Por isso fomos contundentes em dizer que é necessário descentralizar este atendimento, como era antes das reestruturações que acabaram com as gerências de pessoas estaduais ou regionais”, explicou.

Pesquisa

Na opinião da Caixa explicitada durante a negociação, no entanto, a centralização é entendida como o melhor caminho até o momento. O banco apresentou uma pesquisa de satisfação dos usuários realizada trimestralmente pela instituição, segundo a qual “de maneira geral”, 54,5% dos usuários têm experiência “quase sempre satisfatória” com o Saúde Caixa.  Mas a pesquisa foi realizada por e-mail, com pessoas que possuem registro de utilização do Saúde Caixa e e-mail cadastrado no plano – dos 11.331 titulares convidados para participar do levantamento, apenas 1.809 responderam. E o Saúde Caixa tem mais de 288 mil beneficiários.

Queixas

A CEE afirmou ao banco que o resultado da pesquisa não é condizente com as queixas dos empregados. Além disso, a forma como é feita a consulta já limita a participação, principalmente dos idosos, que têm mais dificuldades com uso da tecnologia, tanto para responder à pesquisa quanto para usar o sistema de atendimento on-line do plano.

Outra queixa constante dos usuários é o alto valor de desconto de coparticipação sem especificações. A CEE-Caixa apresentou casos de valores cobrados superando os R$ 100 mil reais, sem discriminação dos procedimentos realizados. Também foram relatados casos de despesas que apareceram até cinco meses após o procedimento, o que sugere um descontrole na administração do plano.

Segundo a Caixa, após a centralização do Saúde Caixa, foi feita uma revisão de valores devidos por empregados que deixaram de contribuir por diferentes motivos, o que justificaria os altos valores cobrados de alguns.

Na rodada de negociação da próxima quarta-feira, 10 de agosto, o debate será sobre a Funcef.

Plenária

Na próxima terça-feira, 9, às 18h30, tem plenária virtual da Campanha 2022 para os empregados da Caixa no Espírito Santo. Acesse o link e #BoraGanharEsseJogo