A devolução da contribuição negocial aos bancários sindicalizados, aprovada em assembleia, teve o prazo prorrogado até o dia 20 de janeiro. Isso porque os bancos não enviaram no período devido a relação com os nomes dos empregados e valor descontado de cada um. O Sindicato dos Bancários/ES depende desse relatório para calcular o valor a ser devolvido a cada filiado. O bancário sindicalizado terá direito a 70% da contribuição negocial, parte que cabe ao Sindicato.

Desde que a Contribuição Negocial passou a ser aprovada como parte da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), em 2018, o Sindicato abre o debate com os associados e submete à votação o destino da parcela destinada à entidade.  Neste ano, a devolução do percentual que cabe ao Sindicato foi aprovada em assembleia realizada com os associados no dia 05 de outubro. 

Fique atento:

  • O pedido de devolução também será válido para o valor da contribuição negocial a ser descontado na segunda parcela da PLR a ser paga pelos bancos em fevereiro de 2023.
  • O bancário que solicitou a desfiliação do Sindicato até o dia 18 de dezembro não terá direito à devolução, mesmo que já tenho enviado o pedido.

A distribuição da contribuição negocial é feita conforme os seguintes percentuais:

  • 70% para os sindicatos
  • 15% para as federações
  • 10% para a Confederação
  • 5% para as centrais sindicais

Sindicalize-se!

É por meio da contribuição sindical mensal que os bancários e bancárias contribuem diretamente com a construção de um sindicato forte.  Com 88 anos de história, o Sindibancários/ES é responsável por organizar a luta da categoria, assessorar juridicamente os bancários e as bancárias na defesa de seus direitos e representá-los nos espaços de negociação, seja nas campanhas salariais ou em negociações específicas por banco.

Para se sindicalizar, basta preencher a ficha disponível aqui.

O Sindicato também está presente no enfrentamento cotidiano dos problemas de condições de trabalho, como falta de empregados, assédio moral, controle de jornada, e no acompanhamento de bancárias que buscam ajuda em caso de doença ocupacional ou acidente de trabalho, por meio da Secretaria de Saúde e Condições de Trabalho.

Para fazer um sindicalismo autônomo, é fundamental que as entidades sindicais sejam autossustentadas. Por isso, é tão importante a sindicalização dos trabalhadores bancários. Quanto mais associados, mais força teremos para defender nossas reivindicações.

Bancários sindicalizados contribuem com apenas um 1% sobre o total de sua remuneração, somando salário base, função, mais ATS, para a manutenção das atividades sindicais (sendo que o teto para contribuição é R$ 175,30).

Mas não basta só se sindicalizar é preciso construir a luta coletivamente, participar dos espaços e atividades, se posicionar, conversar com os colegas bancários e lutar pelos direitos da categoria.