Bancários cobram protocolos sanitários e Fenaban deixa resposta para próxima semana

19/01/2022 10:30

A Fenaban não garantiu nenhum dos protocolos sanitários apresentados pela entidade dos trabalhadores

Em reunião com o Comando Nacional dos Bancários realizada nesta terça-feira, 18, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) não garantiu nenhum dos protocolos sanitários contra a covid-19 apresentados pela representação dos trabalhadores. Apenas se comprometeu a levar as reivindicações para os bancos e retornar para uma nova reunião de negociação na próxima semana.

“Lamentavelmente, a Fenaban não se posiciona diante de uma alta exponencial dos casos de covid-19 na categoria. Isso nos preocupa, porque os bancários estão adoecendo cada dia mais, mas os banqueiros não ligam para a saúde dos seus trabalhadores”, afirma a diretora do Sindicato Lizandre Borges, que representou a entidade na reunião nacional.

Entre as reivindicações apresentadas estão a uniformização dos protocolos nos bancos; afastamentos de bancários com casos confirmados e suspeitos até o resultado do teste; sanitização das agências e unidades administrativas com casos confirmados; ampla testagem dos bancários; passaporte da vacina para clientes e bancários, distribuição de máscaras adequadas (PFF2/N95) para os funcionários; retomada do trabalho em home office; controle de acesso de clientes; redução do horário de atendimento para diminuir tempo de exposição; suspensão de visitas a clientes e melhorias no atendimento da telemedicina.

Sem avanços

Na reunião, a Fenaban buscou apresentar uma imagem de preocupação social, mas escorregou na comparação com serviços que nada tem a ver com o dos bancários, como os prestados por postos de gasolina, padarias e restaurantes. Também alegou que não pode exigir passaporte de vacina porque isso seria papel dos agentes públicos. “Quando é para negar serviço à população, como recebimento de contas, são empresas privadas; mas quando interessa aos bancos dizem que estão subordinados ao Poder Público”, afirma a diretora do Sindicato.

Sobre a melhoria do serviço de telemedicina, a Fenaban alega que faltam médicos no mercado para suprir a demanda, que cresceu de forma exponencial em função da explosão de casos de covid-19.

“A representação patronal adiou a resposta às nossas reivindicações para a próxima semana, mas, no discurso, não mostrou disposição em avançar em nada”, concluiu Lizandre Borges.